Ganhos e Lucros no Lar

Ganho$ e Lucro$ no Lar

Como administrar Maternidade, Trabalho em CLT e Renda Extra em Casa

Para muitas mulheres, a vida é um verdadeiro malabarismo entre o trabalho em regime CLT, os afazeres de dona de casa e a maravilhosa, mas desafiadora, tarefa de ser mãe. Nesse cenário, encontrar tempo para fazer algo que gere uma renda extra trabalhando em casa parece uma missão impossível. No entanto, com organização e determinação, é possível alcançar esse objetivo. Sempre tendo em mente que a sua saúde deve vir em primeiro lugar. Portanto, nada de bancar a Mulher Maravilha! Vamos ver a seguir algumas estratégias que podem auxiliar você a equilibrar todas essas responsabilidades.

1. Manhãs Silenciosas

Você pode aproveitar as manhãs antes que todos acordem para trabalhar em suas atividades de renda extra. Reserve pelo menos meia hora para se dedicar a projetos pessoais, tais como: pesquisar sobre algo que queira desenvolver (ou até mesmo um curso que queira fazer e vá ajudar a aumentar seus ganhos). Pode parecer bem pouco, mas pense nisso como um primeiro passo! Em uma semana você terá dedicado 3,5 horas exclusivamente para um projeto pessoal. Este é um tempo valioso que pode ser muito produtivo.

2. Sincronize as Sonecas dos Pequenos

Para as mamães com bebês, a hora da soneca é um presente. Aproveite o período da sua licença-maternidade e use esse tempo para se concentrar em suas tarefas de renda extra. Você pode organizar uma pequena área de trabalho próxima ao berço ou onde seu filho costuma dormir, durante o dia, para que você possa estar perto enquanto trabalha.

3. Noites Produtivas

Depois que todos estiverem na cama, você pode reservar um tempo para trabalhar em suas atividades paralelas. Uma hora por noite pode fazer uma grande diferença a longo prazo. Porém, lembre-se de estabelecer limites para que você também possa descansar e se cuidar. Se o sono vier com tudo, é seu corpo sinalizando que você precisa descansar! Portanto, nada de se sentir culpada ou incapaz, caso você sinta necessidade de dormir. Você precisa estar bem de saúde para poder dar conta das tarefas do dia a dia.

4. Redes de Apoio

Não hesite em pedir ajuda. Converse com seu parceiro, familiares ou mesmo uma amiga próxima para que possam ajudar a cuidar das crianças em momentos estratégicos, permitindo que você se concentre em sua renda extra. Um bom diálogo com sua família sempre ajuda e se você colocar suas ideias, especialmente com que mora com você, é bem mais fácil que você obtenha auxílio.

5. Priorização Inteligente

Uma vez que nem todas as tarefas são igualmente importantes, aprenda a priorizar as atividades que têm maior potencial de retorno financeiro no seu novo negócio e que se encaixam melhor no seu horário. Delegue ou automatize tarefas menos importantes sempre que possível, tais como: ir ao mercado ou por as roupas para lavar, pois, além de agilizar o processo, isso evita que você fique sobrecarregada e se torne vulnerável a um possível estresse que possa gerar em você ansiedade, além de outros fatores que por ventura prejudiquem sua saúde como um todo.

6. Planejamento e Organização

Um planejamento eficaz é sempre essencial. Use agendas físicas se preferir, ou aplicativos de gerenciamento de tarefas (como o Trello ou o Google Tarefas) e listas para acompanhar seus compromissos e prazos. Divida grandes projetos em tarefas menores e defina metas realistas. É fundamental que você anote tudo que considera importante, mesmo que seja um monte de ideias desconexas. Mesmo estas ideias devem ser colocadas num arquivo no computador, ou numa pasta no Trello, ou mesmo num caderninho que você tem, especialmente para este fim – anotar tudo o que lhe vem na mente e que quem sabe, no futuro, possa se tornar algo promissor.  Num futuro próximo, você retoma essas ideias e vê quais realmente fazem sentido e devem ser desenvolvidas. Deixe sua mente “livre” para você pensar e trabalhar no que é preciso. Seja no seu serviço como CLT e/ou na sua atividade paralela.

7. Seja Gentil Consigo Mesma

Lembre-se de que você é mulher, e é humana. Não queira bancar a “mulher polvo” com vários braços e mãos que têm que dar conta de tudo! Não se cobre demais. Por mais que você tenha o sonho de um dia ter seu próprio negócio, ou apenas queira aumentar seus ganhos mensais para poder fazer aquela viagem que tanto sonha, ou reformar sua casa, é preciso fazer uma pausa e cuidar de si mesma para recarregar as energias. Se possível, uma pausa diária, reservando alguns minutos do dia só para você. Uma atividade como a yoga ou meditação seriam de grande auxílio.

Com isso concluímos que conciliar o trabalho em regime CLT, a maternidade e a busca por uma renda extra trabalhando em casa é desafiador, mas totalmente alcançável. A chave está na organização, no planejamento e na disposição para adaptar-se às circunstâncias em constante mudança da vida. Não há fórmula mágica, mas com paciência, determinação e o apoio daqueles que a rodeiam, você pode alcançar seus objetivos financeiros, sem comprometer sua família ou sua carreira tradicional.

Lembre-se de que cada passo dado na direção certa é uma vitória a ser comemorada. Você não consegue controlar o resultado final. Até porque, muitas coisas e imprevistos acontecem ao longo do caminho. Mas você pode sim controlar todo o processo; cada passo, cada pequena conquista… Se algo deu errado, pare, analise e veja o que pode fazer diferente (é com os erros que se aprende). Se está com dificuldade para resolver algo, talvez seja momento de simplesmente deixar de lado temporariamente e relaxar um pouco. Mais tarde você estará com a mente mais tranquila, daí você retoma de onde parou.

Se você gosta da ideia de empreender e ter seu próprio negócio, neste link logo abaixo do artigo, você encontra algumas opções de trabalho a partir de casa. É possível que uma delas lhe agrade! Clique no link e veja.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *